O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2018, é o principal fórum brasileiro onde professores e pesquisadores em IHC, e outros interessados no tema, tem um espaço para discussões que deem suporte ao avanço desta área no Brasil.
Em linha com o grande tema do IHC 2018, “Interação, Cultura e Criatividade”, o WEIHC neste ano será dedicado à discussão de “Experiências Didáticas de Sucesso no Ensino de IHC”. Essas experiências poderão ser fruto tanto de disciplinas básicas da área quanto de diversas outras associadas, tais como Design de Interação, Avaliação de Sistemas Interativos, Teorias de IHC, Tópicos Avançados, Interação social mediada por tecnologia, etc.
Com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimentos e práticas, são incentivadas submissões de artigos abordando experiências didáticas de sucesso no ensino de IHC, tanto na academia quanto na indústria. Incluem-se nestas experiências relatos sobre a condução de disciplinas, descrições de materiais didáticos especialmente construídos e/ou resignificados para o uso no ensino de IHC, utilização de dinâmicas em sala de aula, modelos de aulas práticas, relatos sobre o processo de avaliação dos discentes etc.). Durante o workshop, além da apresentação formal dos artigos selecionados, serão propiciados momentos para mostra dos materiais didáticos relacionados aos artigos aceitos, para que estes possam ser manipulados e discutidos pelos participantes.
As submissões de artigos devem ter autoria anônima e podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o formato de publicação ACM SIGCHI papers (versão 2015), contendo de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.
Cada submissão será revisada por pelo menos três pesquisadores em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).
Para ter seu trabalho publicado, pelo menos um dos autores de trabalhos aceitos deve se registrar no IHC 2018 e apresentar o trabalho em sessão técnica durante o evento, em local e horário a serem definidos pela coordenação. Os artigos aceitos serão publicados nos Anais Estendidos do evento. Além disto, seus autores serão convidados a discutir suas contribuições em um livro sobre “Experiências Práticas de Ensino em IHC”, a ser organizado pelos coordenadores do WEIHC.