Esta categoria é dirigida a todos os profissionais interessados em apresentar as suas experiências com o projeto da Interação Humano-Computador (IHC) envolvendo aspectos técnicos, comerciais, de gestão e os principais desafios relacionados à aplicação de métodos e técnicas de UX no desenvolvimento de produtos e serviços.
É uma oportunidade interessante não somente para que as empresas apresentem a sua perspectiva, mas principalmente para a troca de experiências entre pessoas que aplicam IHC na prática. Tanto trabalhos finalizados como em andamento podem ser submetidos.
Qualquer tema relevante à prática de IHC é esperado nesta trilha, incluindo, mas não limitando a:
As submissões devem ser feitas, em português ou em inglês, por profissionais liberais ou vinculados a empresas e devem relatar casos e experiências reais, relevantes para a área de IHC, de sucesso ou mesmo de insucesso. Existem duas possibilidades de material para submissão (1 ou 2):
Independente do formato de submissão selecionado, as submissões devem ser feitas via sistema JEMS
Os autores dos trabalhos aceitos deverão enviar um documento considerando os comentários/sugestões dos revisores. Este documento deve estar em formato PDF e seguir o modelo para publicação de artigo completo da ACM SIGCHI (versão 2015). Para as submissões em vídeo aceitas, o envio da versão final do resumo também é obrigatório. Caso a versão final do resumo não seja enviada no prazo determinado, o trabalho será retirado da trilha.
As submissões aceitas serão apresentadas na conferência oralmente em sessão dedicada à trilha e os resumos serão publicados nos anais estendidos do evento.
As 3 melhores submissões serão selecionadas para publicação no formato de artigos resumidos e a versão final terá o limite de até 4 páginas. Os 3 artigos selecionados serão publicados nos anais do evento e indexados online.
Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS.
A responsabilidade pelo conteúdo é dos autores, cabendo a eles obter autorização da empresa para a submissão da proposta e a exposição do caso.
As submissões serão avaliadas por uma equipe de profissionais do mercado e da academia, sendo considerada na avaliação a relevância do tema e a contribuição para as comunidades empresariais e acadêmicas.
Menções e referências a produtos e instituições são permitidas na proposta, mas não podem ser feitas unicamente com o intuito de marketing. O principal objetivo da submissão deve ser a apresentação de um caso baseado em técnicas ou métodos de IHC em um problema real.
Ao menos um dos autores dos trabalhos aceitos deve se inscrever no Simpósio para apresentar o trabalho oralmente. Apenas trabalhos apresentados serão publicados nos anais estendidos do Simpósio. Informações detalhadas sobre as modalidades de apresentação serão encaminhadas posteriormente aos autores de trabalhos aceitos.