: ?>

Chamadas

IHC na Prática

Esta categoria é dirigida a todos os profissionais interessados em apresentar as suas experiências com o projeto da Interação Humano-Computador (IHC) envolvendo aspectos técnicos, comerciais, de gestão e os principais desafios relacionados à aplicação de métodos e técnicas de UX no desenvolvimento de produtos e serviços.

É uma oportunidade interessante não somente para que as empresas apresentem a sua perspectiva, mas principalmente para a troca de experiências entre pessoas que aplicam IHC na prática. Tanto trabalhos finalizados como em andamento podem ser submetidos.

Tópicos de Interesse

Qualquer tema relevante à prática de IHC é esperado nesta trilha, incluindo, mas não limitando a:

  • Projeto Centrado no Usuário no desenvolvimento de produtos e serviços
  • Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Design Thinking
  • Integração de IHC e métodos ágeis: Agile UX, Lean UX
  • Qualidade e Gestão de Processos Centrados no Usuário: retorno sobre o investimento (ROI), avaliação de qualidade de processos e produtos
  • Aspectos organizacionais do Projeto Centrado no Usuário: formação de equipes multidisciplinares, colaboração entre diferentes departamentos da empresa (marketing, TI, design, suporte ao cliente, etc.)
  • Gerenciamento de equipes de UX internas e externas
  • Relatos de uso de ferramentas e equipamentos para prototipação
  • Avaliações de usabilidade presenciais e remotas
  • IHC, tecnologias assistivas, acessibilidade e inclusão
  • IHC para Dispositivos Móveis
  • Colaboração através de Dispositivos Móveis
  • Big Data em IHC
  • IHC e a Internet das Coisas (IoT)
  • Colaboração e a Internet das Coisas (IoT)
  • Computação Afetiva
  • Computação Social, Análise de Redes Sociais
  • IHC e Inteligência Artificial
  • Estudos empíricos relacionados a Colaboração e Comunicação
  • Adoção e utilização de tecnologias colaborativas
  • Ferramentas de apoio a IHC, Comunicação e Colaboração
  • Aplicações de IHC e Tecnologias para Comunicação e Colaboração em domínios específicos como saúde, educação, gestão pública, desenvolvimento social e econômico
Submissões

As submissões devem ser feitas, em português ou em inglês, por profissionais liberais ou vinculados a empresas e devem relatar casos e experiências reais, relevantes para a área de IHC, de sucesso ou mesmo de insucesso. Existem duas possibilidades de material para submissão (1 ou 2):

  1. Vídeo de até 5 minutos (compartilhado via YouTube). Para isso os autores devem submeter um documento no modelo ACM SIGCHI papers (versão 2015) contendo:
    • Título, autores, nome da empresa (exceto para profissionais liberais)
    • Link do vídeo no YouTube
  2. Resumo de no máximo duas páginas, seguindo o modelo para publicação da ACM SIGCHI papers (versão 2015) e apresentar obrigatoriamente:
    • Título, autores, nome da empresa (exceto para profissionais liberais)
    • Descrição do problema
    • Solução/abordagem adotada
    • Resultados
    • Conclusão

Independente do formato de submissão selecionado, as submissões devem ser feitas via sistema JEMS

Envio da Versão Final dos Trabalhos Aceitos

Os autores dos trabalhos aceitos deverão enviar um documento considerando os comentários/sugestões dos revisores. Este documento deve estar em formato PDF e seguir o modelo para publicação de artigo completo da ACM SIGCHI (versão 2015). Para as submissões em vídeo aceitas, o envio da versão final do resumo também é obrigatório. Caso a versão final do resumo não seja enviada no prazo determinado, o trabalho será retirado da trilha.

As submissões aceitas serão apresentadas na conferência oralmente em sessão dedicada à trilha e os resumos serão publicados nos anais estendidos do evento.

As 3 melhores submissões serão selecionadas para publicação no formato de artigos resumidos e a versão final terá o limite de até 4 páginas. Os 3 artigos selecionados serão publicados nos anais do evento e indexados online.

Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS.

A responsabilidade pelo conteúdo é dos autores, cabendo a eles obter autorização da empresa para a submissão da proposta e a exposição do caso.

Critério de Aprovação

As submissões serão avaliadas por uma equipe de profissionais do mercado e da academia, sendo considerada na avaliação a relevância do tema e a contribuição para as comunidades empresariais e acadêmicas.

Menções e referências a produtos e instituições são permitidas na proposta, mas não podem ser feitas unicamente com o intuito de marketing. O principal objetivo da submissão deve ser a apresentação de um caso baseado em técnicas ou métodos de IHC em um problema real.

Apresentação

Ao menos um dos autores dos trabalhos aceitos deve se inscrever no Simpósio para apresentar o trabalho oralmente. Apenas trabalhos apresentados serão publicados nos anais estendidos do Simpósio. Informações detalhadas sobre as modalidades de apresentação serão encaminhadas posteriormente aos autores de trabalhos aceitos.

Datas Importantes
  • Prazo de submissão: 02/07/2018 25/06/2018
  • Notificação dos resultados: 08/08/2018 03/08/2018 24/07/2018 16/07/2018
  • Envio da versão final: 17/08/2018 06/08/2018
Coordenadores
  • Juliana Jansen Ferreira (IBM Research) – jjansen@br.ibm.com
  • Cleidson de Souza (UFPA) - cleidson.desouza@acm.org