: ?>

Programação do evento

Artigos Completos

Lista dos artigos completos aceitos (ordenados por título):

  1. A Gamification Proposal to Support the Onboarding of Newcomers in the FLOSSCoach Portal.
    Carolina Toscani, Daniel de Oliveira, Igor Steinmacher, Sabrina Marczak .
  2. A Perspectiva de Gerenciamento de Legado Digital por Adultos Jovens: Um Estudo de Análise e Exploração.
    Fabrício Pereira, Fernanda Tempesta, Raquel Prates .
  3. A study of hedonic experience related to UX capture techniques.
    João S. Júnior, Artur Kronbauer .
  4. Acessibilidade em aplicativo móvel no contexto de usuários com deficiência visual.
    Claudia Silva, Simone Bacellar Leal Ferreira, Carolina Sacramento .
  5. Adaptação e automatização de um teste de cancelamento para avaliação de exploração visual.
    Renata Cascaes, Nelson Neto, Marcelle Mota, Antônio Pereira, Kelly Vale Pinheiro, Kalill Lameira, Ricardo Anderson Sarmanho .
  6. Análise da percepção dos usuários de jogos empáticos e sua relação com a morte.
    Danilo Santos, Cristiano Maciel, Vinicius Pereira, Eunice Nunes .
  7. Análise, redesenho e validação de recursos de acessibilidade aplicados a um Diário Oficial Eletrônico para a promoção do acesso igualitário aos atos públicos.
    Laura Angélica Capurro Rodrigues, Soraia Prietch .
  8. Analyzing user experience in mobile web, native and progressive web applications: a user and HCI specialist perspectives.
    Giulia De Andrade Cardieri, Luciana Zaina .
  9. Aplicando técnicas de Design Thinking para prototipar um controle de video game universal.
    Gabriel Alves, Daniela Trevisan, Luciana Salgado, Anselmo Montenegro, Emerson Souza .
  10. Assistir ou Imergir? Redefinindo seu papel em grandes espetáculos.
    Victor Vasconcelos, Mauro Amazonas, Thais Castro, Rosiane de Freitas, Bruno Gadelha .
  11. Automatically Generated Summaries as In-Page Navigation Accelerators for Blind Users.
    Erick Alves, Paula Figueira Cardoso, Andre Freire .
  12. Avaliação da experiência de uso e sociabilidade em redes sociais online na perspectiva de idosos: Um estudo de caso do Facebook.
    Natália de Paula, Glívia Barbosa, Ismael Santana, Thiago Silva.
  13. Avaliação de vestíveis como suporte para inspeção de transportadores de correia utilizando realidade aumentada.
    Breno Keller, João Lonczynski, Thiago D'Angelo, Saul Delabrida .
  14. CDNA - A Context-Aware Notification System for Driver Interruption.
    Alberto Silva, Lucas Borges, Vaninha Vieira.
  15. CoDesign em Fase Exploratória de Projeto de um recurso de Tecnologia Assistiva para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Português para Pessoas Visuais.
    Polianna Paim, Soraia Prietch, Anderson Simão Duarte .
  16. Considering the diversity of users in the development of a flexible bus stop .
    Tatiana Alencar, Vania Almeida Neris.
  17. Context-Aware Task Distribution for Mobile Crowdsourcing.
    Maria Clara Pestana, Vaninha Vieira.
  18. Criando Personas focadas em Representar Informações Úteis para o Desenvolvimento de Aplicações.
    Bruna Ferreira, Simone Barbosa, Tayana Conte .
  19. Desafios de IHC e as publicações nacionais sobre o Transtorno do Espectro Autista.
    Williby Ferreira, Rafael Cordeiro, Yuska Paola Costa Aguiar, Juliana Saraiva .
  20. Do I know what my code is "saying"? A study on novice programmers' perceptions of what reused source code may mean.
    Luana Müller, Milene Silveira, Clarisse de Souza .
  21. Duas comunidades de IHC em Perspectiva: Revelando e Contrapondo Tendências.
    Franklin Matheus da Costa Lima, Leonardo Cunha de Miranda, M. Cecília Baranauskas.
  22. Early Privacy: Approximating Mental Models in the Definition of Privacy Requirements in Systems Design .
    Deógenes Junior, Patricia de Souza, Thaires Gonçalves.
  23. Evaluating the PROMISE framework for Trust in Sharing Economy System .
    Geanderson Santos, Raquel Prates.
  24. Experimentando e Delineando um Vocabulário para um Ambiente Tangível de Apoio à Comunicação Alternativa e Aumentativa .
    Eliana Moreira, Maria Cecilia Baranauskas.
  25. Explorando a Comunicação de Perspectivas Culturais em Sistemas Interativos para Ensino Introdutório de Programação .
    Gabriela Oliveira, Raquel Prates, Rafael Sales Medina Ferreira.
  26. Ferramentas de auxílio a desenvolvedores para criação de aplicativos móveis nativos acessíveis a pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática .
    Arthur Floriano Barbosa Andrade de Oliveira, Lucia Filgueiras.
  27. Go beyond the challenge! Investigating the aspects that attract people to participate in hackathons .
    Leandro de Almeida Melo, Fábio Freire, Tiago Leite, Fernando Figueira Filho, Cleidson de Souza.
  28. Guidelines for developing social networking mobile apps to deaf audience: a proposal based on user experience and technical issues.
    Ricardo Schefer, Luciana Zaina .
  29. Human Data-Interaction: concept, building blocks and challenges.
    Mateus Rambo Strey, Roberto Pereira, Luciana Salgado.
  30. Improvised video as a medium for learning and designing interactions.
    Frederick van Amstel, Rodrigo Freese Gonzatto, Glaucio Moro.
  31. Método de Inspeção Semiótica Intermediado MISI.
    Erica Oliveira, Raquel Prates.
  32. Métodos e Ferramentas de Avaliação utilizados em Interfaces de Usuário Tangíveis: Resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura.
    Vinicius Costa, NataliaDarley, Priscila Vasconcellos, Tatiana Tavares.
  33. O Tempo Está Fora dos Eixos: Um Estudo da Influência da (Falta de) Sincronia de Legendas na Qualidade de Experiência dos Usuários.
    Rodrigo Laiola Guimarães, Jessica Oliveira Brito, Celso Alberto Saibel Santos.
  34. Observed Appropriation of IoT Technology: A Semiotic Account.
    Bruno Chagas, David Redmiles, Clarisse de Souza.
  35. Privacidade: qual o cenário de pesquisas no IHC Brasil?
    Carolina Sacramento, Eliane Capra, Simone Bacellar Leal Ferreira, Bruno Torres, Edenildo Silva, Ana Cristina Bicharra Garcia.
  36. Redes de Colaboração Científicas da Comunidade do IHC.
    Felipe Ciacia de Mendonça, Isabela Gasparini, Rebeca Schroeder, Milene Silveira, Simone Barbosa.
  37. Revisiting Interactive Art from an Interaction Design Perspective: A Literature-informed Study .
    Emanuel Felipe Duarte, M. Cecília Baranauskas.
  38. Técnica de Inspeção de Privacidade para Redes Sociais Online.
    Andrey Rodrigues, Natasha Valentim, Eduardo Feitosa.
  39. Towards a Methodology to Support Augmentative and Alternative Communication by means of Personalized Gestural Interaction.
    Rúbia Ascari, Roberto Pereira, Luciano Silva.
  40. Um estudo de usabilidade em modelos de interface: como a usabilidade é percebida e propagada.
    Randerson Queiroz, Anna Beatriz Marques, Adriana Lopes Damian, Edson Oliveira, Tayana Conte.
  41. Um Método Participativo para Análise Multidimensional e Proposta de Melhorias em Sistemas Colaborativos.
    Bernardo Lima, Leonelo Almeida.
  42. Usabilidade e agilidade combinam? Investigando a adoção da modelagem de usabilidade em um projeto ágil de software na indústria.
    Anna Beatriz Marques, Rodrigo Figueiredo, Warlem Amorim, Jacilane Rabelo, Simone Barbosa, Tayana Conte.
  43. Usability Considerations For Coercion-Resistant Election Systems.
    André Silva Neto, Matheus Leite, Roberto Samarone Araujo, Marcelle Mota, Nelson Neto, Jacques Traore.